"Fora da Igreja não existe salvação"
"A quem diga que 'Fora da Igreja não existe salvação', quero ver a surpresa dessas pessoas quando descobrirem no céu pessoas não batizadas, muçulmanos etc".
Surpresa eu fico ao saber que essas coisas saem da boca de quem tem o microfone nas mãos. A teologia católica não é essa!
Quem quiser entender mais sobre, é só pesquisar o que a Igreja ensina. A declaração Dominus Iesus fala exatamente sobre isso.
Bem simplesmente a questão é a seguinte, a fé católica afirma que "Fora da Igreja não existe salvação" não porque os que não professam a fé católica ou não vivem os sacramentos não poderão ser salvos, eles poderão, mas porque se quem salva é Jesus e a Igreja é o Corpo Místico dele e a quem ele conferiu a plenitude dos meios de salvação, como poderia se dar a salvação sem a Igreja ou fora dela?
A misericórdia de Deus é infinita e ele quer que todos se salvem. Certamente, entre os salvos existem pessoas que não viveram a fé católica. Mas nenhuma delas chegou lá sem a Igreja. Ainda que de modo misterioso, a Igreja é "mediação" da salvação oferecida por Cristo.
Querer pregar que a afirmação de que "fora da Igreja não existe salvação" é algo radical e fundamentalista, só demonstra a superficialidade do conhecimento teológico da pessoa e o quanto tem católico que fica dando tiro no próprio pé querendo minar nos fiéis a confiança e adesão ao Magistério.
Mais Magistério da Igreja e menos opiniões apaixonadas e infundadas fariam bem para nós!
São Domingo de Gusmão, Santo Tomás de Aquino e demais santos pregadores e teólogos, roguem por nós!
Ps: e assunto para outro dia é: ser salvo ou ser santo?