top of page

Venerável Carlo Acutis


Carlo Acutis morreu com apenas 15 anos devido a uma leucemia fulminante, e deixou na memória de todos aqueles que o conheceram um grande vazio e uma profunda admiração por seu breve, mas intenso, testemunho de vida verdadeiramente cristã.

Desde que recebeu sua Primeira Comunhão, aos 7 anos, nunca mais faltou ao seu compromisso diário com a Santa Missa. Sempre buscava, antes ou depois da celebração eucarística, ficar em frente ao tabernáculo para adorar o Senhor, realmente presente no Santíssimo Sacramento. Nossa Senhora era sua grande confidente e ele nunca deixou de homenageá-la, recitando diariamente o Santo Rosário. A modernidade e a atualidade de Carlo são perfeitamente compatíveis com sua profunda vida eucarística e sua devoção mariana, que contribuíram para fazer com que ele fosse aquele rapaz especial que todos admiravam e amavam.

Para citar as próprias palavras de Carlo: "Nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é nossa Pátria. Sempre nos esperam no Céu". É sua a frase: "Todos nascem como originais, mas morrem como fotocópias." Para seguir na direção desta Meta e não "morrer como fotocópia" Carlo dizia que nossa Bússola deve ser a Palavra de Deus, com a qual devemos lidar constantemente. Mas para uma Meta como esta são precisos Meios muito especiais: os Sacramentos e a oração. Carlo colocava especialmente o Sacramento da Eucaristia como parte central de sua vida, o qual chamava de "minha rodovia para o céu."

  • Um gênio da informática

Carlo era muito dotado para tudo aquilo que estava ligado a tecnologia, tanto que seus amigos e os adultos formados em engenharia da computação o consideravam um gênio. Todos ficavam maravilhados com sua capacidade de entender os segredos que a tecnologia esconde e que normalmente estão acessíveis apelas àqueles que concluíram a faculdade. Os interesses de Carlo variavam entre a programação de computadores, a montagem de filmes, a criação de websites, as revistas em quadrinhos das quais fazia também a redação e o Layout, até chegar ao voluntariado com os mais necessitados, com crianças e idosos.

Carlo gostava muito de tecnologia, era um gênio da informática e se aventurava na edição de vídeos. Seus colegas de escola atestam sua generosidade no fazer apresentações em Power Point para os trabalhos acadêmicos deles. Uma prima conta o quanto se divertiam na infância fazendo vídeos nos quais filmavam seus animais de estimação e dublavam vozes como se fossem os animais falando e assim criavam estórias.

Mas para Carlo tudo se tornava também apostolado. Nas viagens de férias tinha sempre a câmera em mãos para poder registrar tudo e muito do que é a Mostra internacional de Milagres Eucarísticos por ele organizada teve seu conteúdo gerado nas viagens.

Os dons naturais e tecnológicos eram colocados especialmente à serviço da Igreja. Na igreja onde participava, convenceu o pároco a criar um site que favorecesse a relação entre fiéis e paróquia. Atuava como catequista e por vezes fazia pequenos vídeos para ilustrar e explicar as verdades de fé.

  • A Eucaristia, o centro de sua vida

Carlo tinha uma profunda devoção eucarística, não a toa sua espiritualidade pode ser resumida em sua frase: "A Eucaristia é a minha rodovia para o céu".

Ele dizia: "Muita gente não compreende a fundo o valor da Santa Missa, porque se se dessem conta da grande riqueza que o Senhor nos deu se doando a nós como nosso alimento e bebida na hóstia santa, andariam todos os dias na igreja para participar dos frutos do Sacrifício celebrado, e renunciaram a tantas coisas supérfluas".

Após a primeira comunhão, feita aos 7 anos de idade, o garoto passou a ir todos os dias participar da Santa Missa. Ele dizia: "com os frutos da Eucaristia cotidiana as almas se santificam de modo sublime e não correm o risco de viverem situações perigosas, prejudicando assim a sua salvação eterna".

Todos os dias, antes ou depois da Santa Missa, Carlo permanecia em adoração ao Santíssimo Sacramento "para agradecer a Jesus do grande presente que deu à humanidade se fazendo presente verdadeiramente no Sacramento da Eucaristia". Em geral, suas adorações tinham ao menos meia hora pra lucrar as indulgências próprias desta prática.

Diante de um convite para peregrinar em Jerusalém, respondeu: "Se Jesus permanece conosco sempre, em toda a parte onde há uma Hóstia Consagrada, que necessidade tem de fazer uma peregrinação aos lugares onde ele viveu há 2000 anos? Então que também os tabernáculos sejam visitados com essa mesma devoção!"

  • Devoção mariana, especialmente à Senhora de Fátima

Na igreja em que Carlo foi batizado em Londres há uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima. Toda a família do garoto têm uma grande devoção pela Virgem que apareceu aos pastorinhos.

Em 2006, alguns meses antes da morte de Carlo, seus pais puderam rezar o grande sonho de peregrinar a Fátima.

A vida e testemunho dos três pastorinhos sempre tocou profundamente de Carlo, que procura imitá-los oferecendo pequenos e constantes sacrifícios cotidianos como o deixar de tomar achocolatado ou de comer Nutella* pela salvação dos pecadores e das almas do purgatório.

A prática devocional dos 5 primeiros sábados do mês, pedida pela Virgem à Irmã Lúcia, era vivida anualmente por Carlo.

*Para entender o espírito de sacrifício de Carlo é preciso conhecer o contexto cultural italiano, sobretudo da região norte. Na Itália o café da manhã é sempre uma refeição de base doce, a Nutella está sempre presente à mesa junto das geleias; manteiga, queijo e frios não costumam fazer parte da refeição.

Para saber mais sobre o venerável Carlo Acutis, acesse: http://www.carloacutis.com

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page