top of page

Adeus, homens de Deus - como corromperam a Igreja católica nos EUA


Apesar de não ser um lançamento, o conteúdo desse livro no Brasil é uma novidade. O original foi publicado em 2002 nos EUA, em pleno furacão midiático em torno dos escândalos dos abusos sexuais cometidos por sacerdotes. Para quem esteve um pouco mais ligado no assunto, foi a época dos acontecimentos mais tarde narrados no filme "Spotlight – Segredos Revelados".

O interessante do livro de Michael S. Rose, é que não é um livro que busca atacar a Igreja e sim, apontar onde estiveram presentes os erros que permitidos ao longo de décadas possibilitaram que se chegasse a esse ponto. É um livro mais de defesa da Igreja do que de ataque.

O conteúdo do livro é fruto de uma acurada pesquisa de 2 anos e de cerca de 150 entrevistas, Logicamente que por expor a dinâmica podre que permitiu com que tantas coisas horrorosas acontecessem, não é um livro para ler sem que em alguns momentos o sentimento despertado seja de repulsa e revolta.

Não sei se é um livro indicado a todo fiel católico, pode ser que ao público geral seja mais fecundo ler o que dará maior amadurecimento espiritual e humano. Aos bispos, sacerdotes, religiosos e formadores acredito ser uma leitura importante para que fiquem "vacinados", uma vez que o vírus que tentou destruir a Igreja nos EUA a partir de dentro, continua solto pelo mundo.

“Adeus, homens de Deus”: como corromperam a Igreja Católica nos EUA, por Michael S. Rose.

Editora Ecclesiae, 2015.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page