top of page

"UNFOLLOW" NA SANTIDADE


Eu acho que as redes sociais deveriam ter um tipo de bloqueio onde só fosse possível aos católicos gerar conteúdo depois fazerem a seguinte oração:


Do flagelo de querer impor as próprias opiniões, livrai-me Senhor! Do flagelo de agir movido pela vaidade e em busca de reconhecimento, livrai-me Senhor! Do flagelo do julgamento das pessoas (não de ideias), livrai-me Senhor! Do flagelo de estar fechado ao próximo que tem opinião diferente da minha, livrai-me Senhor! Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!


Depois disso é q deveriam desbloquear as opções "publicar", "comentar", "compartilhar"... Pq vou te falar viu? É tanta gente falando sem precisar e tanto conteúdo que passou do limite de ser inútil e agora já chega a ser nocivo, que o silêncio se tornou na maioria dos casos a melhor solução e infelizmente a menos praticada.


Pelo que tenho observado, as pessoas publicam coisas com a finalidade ou de se autoafirmarem através de uma opinião ou de provocarem os de opinião contrária, as vezes as duas motivações estão unidas. Quando a pessoa comenta algo é com essa mesma finalidade. Daí os de opinião contrária vão comentar só para combater o primeiro argumento do qual discordam, mas os que concordam com a publicação vão manifestar adesão a ela e então vão aparecer outros que não concordam. E fica só nisso, ninguém está ali para uma busca comum pela Verdade, cada um está ali pra ver quem vai ter o argumento mais genial que terá mais reações positivas e que deixará os contrários sem resposta.

Uau! Palmas para esses grandes "defensores" da fé, como eles são geniais! Decoraram textos, citações e documentos impactantes, mas esqueceram de algumas referências tão simples quanto eficazes. As bem-aventuranças eu não vejo ninguém citar, fruto do Espírito? Bem capaz de nem saberem quais são! (Só pra dar aquela forcinha para os novos cruzados, eis-los: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gl 5,22). Pelo contrário, só tenho visto falta de mansidão, falta de caridade, falta de humildade, falta de busca e amor pela Verdade (não a sua subjetivista e relativista, estou falando da Verdade verdadeira).


Se a árvore se conhece pelos frutos, eu acho que esse tipo de atitude está tendo a comprovação do quão estéril é. Eu nunca vi ninguém ser chamado de herege que depois dissesse: "Pô cara, vdd, vou procurar saber mais e de melhores fontes, obgdo pelo toque!" Eu nunca vi ninguém que foi xingado por alguma atitude incoerente com a fé dizer: "Verdade irmão, não vigiei e vacilei, to indo lá me confessar, valeu pelo alerta."


"Ah, Tetê, mas Jesus virou a mesa no Templo, xingou de raça de víboras e etc". É verdade! Mas Jesus não fez nada disso movido por vaidade, desejo de ser reconhecido ou de vencer o outro nos próprios argumentos. Você imita Jesus só no virar a mesa e xingar ou vc também imita indo na casa de Zaqueu, chamando Levi e acolhendo prostituta? Não vou nem perguntar da sua disposição de ir para a cruz sendo inocente e para carregar a culpa dos outros. Pegar para si só a parte de Jesus que te convém é erro tão grave quanto o dos hereges que vc denuncia. A questão não é não poder denunciar o erro (isso deve ser feito), a questão é vc fazer isso sem caridade e por vaidade.


Francisco de Sales era aquele carinha que recém-ordenado padre, com seus 25 e até os 30 anos aproximadamente (no auge do ardor juvenil, vejam só!) foi combater os hereges calvinistas na região de Genebra, levou pedrada, correu risco em tocaias e em 4 anos de ministério alcançou praticamente a conversão total da região de 20 mil habitantes. E quando ele se tornou bispo, qual a dica ele dava para os seus pregadores? Não fale nada se a sua motivação não estiver na salvação da alma da pessoa. As palavras ouvidas pelos corações são as que saem do coração, as que saem esbravejadas pela boca nem pelos ouvidos são escutadas direito.

E eu acrescento, muitas vezes mais fruto do que sua postagem ou comentário, teria a sua oração pelas pessoas que estão no erro, uma mensagem inbox sem ter audiência te aplaudindo... Tem muita gente querendo ser Jesus virando a mesa, mas pouca gente subindo no monte pra rezar antes, pouca gente com disposição de getsemani, calvário e cruz.


Os destinatários daquilo que publico são os meus amigos católicos, eu não escrevo pra todo mundo, procuro sempre tentar ajudar aos católicos a refletirem sobre a coerência de suas escolhas e atitudes. E pq faço isso? Pq eu acho q tem mta gente perdendo o estado de graça por causa das redes sociais, pq eu me preocupo com pessoas que estão "combatendo na mente os monstros da África e se deixando matar pelas pequeninas serpentes que rastejam no caminho" (São Francisco de Sales).


Um resumo de tudo o que eu disse numa regra de ouro? Só falar quando a motivação for a salvação da outra pessoa e sem se esquecer que "se atraem mais moscas por uma gota de mel do que por um barril de vinagre" São Francisco de Sales.


Meus irmãos, aproveitem a última semana da quaresma: Convertei-VOS (não aos outros).

Que Nossa Senhora nos ajude a guardar mais as coisas de Deus no coração e que o silencioso São José, celebrado hoje, seja nosso mestre!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page