Ajude o Menininho!
Acho difícil que alguém olhando para esta imagem não seja envolvido por ternura. Duvido que alguém olhando para esta imagem se sinta indiferente ao pensar que este vulnerável bebezinho acaba de ser abandonado e quando precisar dos cuidados básicos, não vai ter ninguém para cuidar dele.
Que tal agora olhar para dentro do seu coração e enxergar este bebê aí dentro?
Há mais costume em se referir a Jesus Crucificado, o forte que suporta tudo por amor e é um exemplo a ser seguido por seus discípulos; ou então em pensar em Deus no alto dos céus, o Todo Poderoso, para quem se pede socorro nos momentos difíceis; mas quem é que pensa que Jesus é também o Menino que nasceu e vive dentro do seu coração precisando de cuidados básicos para poder crescer e reinar em sua vida?
Talvez aí esteja uma chave para o crescimento espiritual, não almejar logo de cara se relacionar com Cristo na Cruz ou na Ressurreição, mas aprender a viver cuidando do Menino que se encarnou para se fazer próximo da humanidade e o fez de maneira tão vulnerável, tendo necessidade de ser, em tudo, cuidado e protegido.
Como cuidar do Menino? Todo pai e mãe coloca as necessidades de seus bebês acima de suas próprias, mudam suas rotinas, dormem menos, comem quando dá, deixam de fazer coisas que estavam acostumados, tudo pelo bem de suas crianças. E por que que aqueles que dizem amar a Jesus não fazem o mesmo por ele? Por que não mudam suas rotinas e prioridades a fim de zelar pelo bem do Menino?
Há quem possa dizer: "Mas eu não sei cuidar de criança", "Eu não tenho nada para dar para ele se alimentar", "Ah, eu estou sujo, preciso me limpar antes de chegar perto do bebê". Este nosso Menino só precisa do seu amor, do seu se dar a ele totalmente num ato de amor, porque do resto ele, encontrando ambiente favorável, fará ao crescer e reinar dentro de você, na sua história.
Uma boa dica é seguir um caminho que já foi feito e conduz ao lugar certo da melhor maneira possível. Neste caso, é atestado pelas Sagradas Escrituras, que os Reis Magos que foram visitar o Menino recém-nascido, não pararam em nenhum tipo de desculpa, mas diante da manjedoura se prostraram, reconheceram Sua divindade (incenso), e ofereceram tudo o que tinham, no ouro e na mirra podemos ver símbolos de riquezas e sofrimentos.
É verdade, Ele é só um menino, parece que só dorme e não fala e tudo o que você queria era alguém que respondesse às suas perguntas e fizesse algo por você. Mas já parou para pensar que nem sempre quem tem que fazer é Deus? Que tem uma parte que é sua? E isto é uma das coisas que podemos aprender com o Menino Jesus... Tem uma parte que cabe a você fazer para que ele possa crescer e reinar em sua vida. Se você não cuida do Menino, como que ele vai ser fortalecido dentro de você para poder carregar a cruz até o fim ao seu lado para no futuro vocês juntos desfrutarem da Glória eterna?
Deixo aqui o desafio, que tal por 3 dias você fazer a experiência de priorizar cuidar do Menino? Ter como meta em cada uma das suas ações aquilo que é necessidade para Jesus, que habita em seu peito, ficar bem protegido e nutrido pelo seu amor.