top of page

3 passos para "viver e não fingir que se vive"



Você já percebeu que a palavra "vida" é formada por um "✓" + "ida"? Porque a vida realmente acontece quando está em movimento, quando você se põe à caminho, quando ao checar as possibilidades que teve, você pode assinar (✓) que sim, você tentou!


Você não acha interessante pensar que na hora que Jesus poderia dar o conselho mais imprescindível para os apóstolos, quando ele estava ascendendo aos céus e sabia que não teria outra chance de orientar seus amigos, ele disse exatamente: Ide!


Vejo muitos, sobretudo jovens, que querem tantas coisas, mas pouco ou nada fazem para alcançá-las.


Acho providencial que celebremos o mês vocacional, o mês da Palavra e o mês missionário nesta sequência. Não basta saber que Deus te chama a algo, é preciso ouvir a que ele te chama através da Palavra e então é preciso andar, se mexer, ir!


Para aqueles que querem iniciar ou se aprofundar nesta caminhada (movimento), quero sugerir três passos (movimento).


  • Primeiro passo: saber a que Deus te chama. Toda pessoa é chamada à bem-aventurança, à felicidade eterna, à santidade, que deve começar a ser plantada, cultivada no momento presente. Para isto, Deus chama a cada um a uma vocação específica, tanto quanto ao estado de vida, quanto às profissões. Em ambos os casos, o critério de discernimento deve partir do mesmo ponto: onde posso me realizar mais no amor? Onde e como posso ser um sinal mais claro do Amor de Deus? Perguntas simples, que requerem respostas profundas. A resposta não está no mercado de trabalho, nas projeções dos pais ou em "exigências" sociais. A resposta que vai fazer tudo se encaixar, ter e dar sentido à sua vida, te realizar, está no profundo do seu coração e para ouvi-la, é preciso ter a coragem de fazer perguntas, buscar e acolher as respostas. Talvez sua resposta esteja soterrada em meio a tantos medos, a tantas projeções, a tantas expectativas desordenadamente colocadas em você. O que fazer? Purificar tudo isto, oração, reflexão, ação.

Dica: Aqui eu acho que pode ser uma boa dica fazer terapia (com profissionais que tenham valores morais semelhantes aos seus) e também procurar momentos de oração nos quais se coloque a própria história de vida sob o Senhorio de Jesus, permitindo que ele cure e liberte de tudo o que foi vivido e que não lhe deixa andar em liberdade.


  • Segundo passo: neste momento, precisamos dar oportunidade para que Deus fale e nos direcione. Tendo o interior mais em ordem é preciso permitir que a luz de Deus resplandeça e mostre onde está a saída, por qual estrada se deve percorrer o caminho rumo à meta.

Dica: Oração, orientação espiritual e participação em grupos e retiros ajudam a aprofundar a experiência na escuta de Deus através da Palavra, que não deve nunca se restringir a uma experiência privada e subjetiva.


  • Terceiro passo: Ir! Uma vez ouvi que muitas vezes Deus não nos fala oque perguntamos porque ele nos prefere na ignorância do que na infidelidade. Se Deus te falou algo, o mínimo que você deve fazer é buscar realizar esta realidade na sua vida. De que adianta Deus te responder algo se até hoje você não fez nada diante das outras coisas que ele já te disse? O quanto as decisões e ações que você tem no presente estão colaborando para a sua realização futura? Uma coisa é certa: Quem não vai, não chega! Quem não anda, não sai do lugar. "Ah, melhor ficar parado porque não sei para onde ir!", não! Melhor andar para algum lugar, para mudar o campo de visão ou ao menos para descobrir que não era por ali. "Ah, mas vou esperar para ter certeza absoluta", ok, mas enquanto você está parado, o mundo está girando e as coisas não ficarão sempre nas mesmas condições.

Dica: Se empenhar em ter uma vida segundo o Espírito, para que a partir dos dons, virtudes e fruto da presença do Espírito você caminhe, ande, se mexa, saia do lugar, viva conforme a vontade de Deus que é a sua felicidade eterna!


Que o Beato Pier Giorgio Frassati, jovem que manteve a meta no "Verso L'alto" e soube viver tão bem sua juventude, interceda para que os jovens de hoje assumam a meta de "Viver e não fingir que se vive!" (Beato Pier Giorgio Frassati). Amém!


PS: Tudo o que eu disse não vale para casos específicos onde o tempo de Deus é o "tempo de esperar". Mas também para você que está neste tempo, esperar não significa inércia, esperar em Deus é fazer o possível para crescer no amor e na graça dele, é conformar cada vez mais o próprio coração ao coração de Jesus, e isto também requer empenho e atitude.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page