Não sabe brincar, não desce pro play!
A vida não é um jogo, religião não é brincadeira, mas podemos nos valer dessas realidades para nos questionarmos sobre a forma como temos vivido nossa experiência de fé.
Estamos num mundo que se mostra cada vez mais subjetivo, individualista e egoísta. Ouvir "Se você prefere assim, tudo bem, o que importa é você estar feliz", "Eu rezo em casa mesmo, não preciso ir na igreja pra falar com Deus", "Meu corpo, minhas regras" está cada vez mais comum. Será mesmo que as coisas são assim?
Quando eu decido aderir à fé a partir de alguma religião, automaticamente eu estou me inscrevendo pra entrar nessa modalidade de "jogo".
Não tem como ser católico e acreditar em reencarnação, seria como jogar basquete com os pés, ou seja, não há possibilidade. Seria uma violação ao princípio básico do jogo, que é usar apenas as mãos para arremessar a bola. Assim também a reencarnação está fora e esvazia o cerne da fé cristã, que é o Mistério Pascal de Cristo, culminando com sua Ressurreição. Ora, se a obra salvífica de Cristo foi completa, por que eu preciso voltar numa outra chance de vida para me aprimorar e ser digno do céu?
O Maradona bem que tentou difundir a prática, mas fazer gol com as mãos não é possível no futebol. É falta grave, até mesmo passível de expulsão. Mas há gente que se diz católica e a favor do aborto (ainda que só em alguns casos). Meu irmão, isso é falta grave! Só que, nesse caso, não há um juiz que te expulse, é você mesmo que opta por sua saída - a excomunhão latae sententiae, não é outra coisa senão a própria pessoa optando por um comportamento em total desacordo com a fé católica e, dessa forma, se colocando fora da comunhão (excomunhão).
No âmbito esportivo, ter regras parece coisa tão óbvia e necessária, mas no campo da fé ter clareza doutrinal e legislativa é taxado como intolerância. Não, queridos! Penalizar e, se necessário, impedir que alguém que se dispõe a jogar futsal o faça de patins e com bastão não é intolerância, é coerência com a natureza do jogo, patins e bastão devem ser usados para jogar hockey. Apitar falta quando alguém no basquete sai correndo com a bola nas mãos não é intolerância, o esporte no qual se pode correr com a bola nas mãos é o rugby!
Ninguém é obrigado a aderir à fé na Igreja Católica Apostólica Romana, mas, se o faz, deve ter o mínimo de coerência e aderir à fé católica em sua totalidade: doutrina e prática.
E, para encerrar a analogia esportiva, não basta escolher uma modalidade para praticar, é preciso fazê-lo da forma certa. Realizar uma adesão de fé pode ser tido como escolher qual esporte praticar. Mas isso, longe de ser tudo, é só o começo. Depois dessa escolha, é preciso conhecer a doutrina-regra e atuar com coerência, a fim de obter os melhores resultados, dimensão pastoral-tática. E, por fim, nada disso será possível de ser vivido se não houver uma boa e sólida formação-treino.
Em liberdade optou por ser católico? Seja coerente, simples assim!
Ah, não sabe brincar? Então nem desce pro play! ;)