top of page

Acidentes remediados


Às vezes, fico me perguntando sobre a questão da segurança no trânsito. A cada nova norma implementada ou nova descoberta, temos mais e mais mudanças nos equipamentos que devemos usar. Recentemente foi a mudança de extintor de incêndios, mas vira e mexe tem alguma coisa que nos faz ter que gastar mais e mudar nossa maneira de agir. Mudam os tipos dos freios, incluem-se air bags, sancionam novas leis e tantas outras coisas, mas tudo isso por quê? Para que ficarem querendo nos prender num carro, obrigar-nos a ter que fazer as coisas de um jeito que talvez nem seja o que queremos?


Pesquisas, projetos, leis, indústrias, tudo mobilizado em nome de um trânsito "mais seguro", mas alguém me perguntou se eu quero trafegar num trânsito seguro? Ninguém nunca me perguntou isso.


Vão dizer que fazem isso para preservar minha vida das consequências de possíveis acidentes, mas eu acho que respeitariam muito mais a minha liberdade, se me deixassem usar ou não os equipamentos de segurança. Cada um deveria ter seu veículo da maneira que preferisse, quem é motociclista deveria escolher se quer andar com capacete ou não, cada motorista deveria ser livre para poder trafegar na velocidade que quisesse. Afinal, quem é que sabe se quem está "correndo" tá atrasado para algum compromisso importante? Cada um deveria ter a opção de sentir o vento na cara e a liberdade de estar na caçamba de uma caminhonete em movimento, mas não! Para "preservar a vida", a gente tem que obedecer a esse tanto de regras que nos impõem.


E se o governo, em vez de querer nos prender nos bancos dos carros, de quase nos sufocar com capacetes entre tantas outras coisas, passasse a nos deixar livres e fizesse a parte dele de cuidar de nós amortecendo as ribanceiras, mudando o material dos postes para anular ao máximo os impactos das possíveis batidas, por que a indústria automotiva não faz veículos mais inofensivos?


Sabe? Eu acho tudo isso um grande absurdo!


O que dizer então das pessoas que vivem o sexo livre fora do matrimônio e não "podem" usar preservativo? Por que um casal de adolescentes ao engravidar não pode fazer aborto? Afinal, são tão jovens e um filho atrapalharia o futuro profissional deles. O que dizer das pessoas que contraíram o matrimônio sem levar em conta a dimensão sacramental e só pensavam no evento social?


Esses são só alguns casos que na sociedade atual querem "amortecer as ribanceiras" de quem passou a vida sem observar as leis de trânsito. Uma vida de imprudências e abusos não tem como ser remediada e se manter imaculada. Nossas escolhas têm consequências, não adianta trabalhar só para amenizar os danos dos acidentes, se não trabalharmos na formação moral, que é o que pode, de fato, evitar os acidentes fatais.


Se as pessoas não desrespeitassem as leis de trânsito, os acidentes seriam raridade. Se as pessoas tivessem disposição de viver conforme o ensinamento da Igreja, veriam como não faz sentido querer modificar coisas que são imodificáveis porque nos foram deixadas pelo próprio

Deus como o "caminho seguro" para percorrermos.


Assuma suas escolhas com as consequências que elas te trazem, abrace a sua cruz e siga o caminho deixado por Seu Mestre, que nada tem de postes de borracha e ribanceiras amortecidas, é uma subida em terreno pedregoso, mas "aquele que perseverar até o fim, será salvo!" (cf Mt 24,13).


Por mais santidade e menos mimimi!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page