Igreja do contra! Será?
A Igreja Católica Apostólica Romana tem mais de 2000 anos de história. Há mais de 20 séculos ela prega a mesma fé e defende os mesmos valores. Ao contrário de outros sistemas de crenças, a Igreja Católica nunca mudou ou adaptou sua fé naquilo que lhe foi confiado por Deus para ser guardado e propagado.
Os católicos de todos os tempos sempre foram (e serão) a favor da família tradicional, por acreditarem que o ser humano foi criado homem e mulher para que eles pudessem se unir em matrimônio e, assim, serem colaboradores de Deus na geração de novos filhos. E, além disso, para que a maneira como vivem o amor (total, livre, fiel, fecundo) pudesse ser sinal no mundo daquilo que é a experiência de amor vivida no seio da Santíssima Trindade.
Qual a base para tudo isso? O aprofundamento naquilo que as Sagradas Escrituras revelam sobre a natureza do ser humano e o desígnio de Deus para ele, assim como estudos antropológicos, filosóficos e teológicos, numa profunda e sincera busca pela Verdade.
Mas eis que chega uma época em que pessoas discordam de tudo isso e começam a freneticamente militar contra a família tradicional e demais valores da moral cristã, valendo-se das seguintes manchetes: "A Igreja Católica é contra a união homoafetiva!", "A Igreja Católica é contra o amor." Na visão dessas pessoas, "a Igreja Católica é contra..." tudo aquilo que eles resolveram levantar de bandeira contra a fé e a moral católica. Será mesmo que é a Igreja Católica que é do contra?
A Igreja Católica é (e sempre será) a favor da família tradicional, da vida, do amor pleno (não do hedonismo e da libertinagem), da sexualidade vivida de maneira integral, do sexo como ato conjugal cumprindo seu papel unitivo e procriativo, do respeito, da liberdade... A Igreja Católica não condena indivíduos, a exemplo do próprio Cristo. O que ela condena, na verdade, são comportamentos para assim iluminar o caminho de santidade/felicidade das pessoas, além de sempre ter a disposição para acolher irrestritamente os filhos de Deus.
Se você tem dúvida sobre algum ponto da Fé Católica e da maneira como os católicos são orientados a viver para a cada dia se assemelharem mais a Cristo, uma boa dica é tirar suas dúvidas no que é a publicação oficial da Igreja, seja pela exposição da Doutrina contida no Catecismo da Igreja Católica, seja tirando dúvidas por meio do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ou também buscando assuntos específicos nos pronunciamentos dos Papas e das Congregações Pontifícias. Qualquer vírgula além do que você encontrar nessas fontes não pode ser taxado "Igreja Católica" e deve ser considerado como "Fulano de tal".
Busquemos a Verdade, a Justiça, o Respeito, a Liberdade e não as caricaturas desses valores tão imprescindíveis à humanidade!