top of page

Beato Pier Giorgio Frassati (frases)


Frases tiradas das cartas que o Beato enviava aos amigos em seu apostolado.

“E peço que reze para que Deus me dê a força cristã para suportar tudo isso serenamente e que Ele a dê toda alegria terrena e a força para finalmente alcançar o fim para o qual fomos criados.” (de uma carta a I. Bonini, 28 de dezembro de 1924)


“pergunto-me a cada momento: Serei perseverante na busca do bom caminho? Terei a força para perseverar até o fim? Neste caudal de dúvidas, a fé que me foi dada no batismo sugere-me com voz clara: Por ti mesmo nada farás, mas se tens Deus como centro de todas as tuas ações, então sim chegarás até o fim”.


“Quanto mais alto formos, melhor nós ouviremos a voz de Cristo.”

“Jesus visita-me todos os dias na eucaristia, e eu Lhe retribuo visitando os seus pobres e doentes”.


“Na vida terrena, depois dos pais e das irmãs, uma das mais bonitas formas de afeição é a amizade.” (carta a I. Bonini, 10 de abril de 1925)

“Viver sem uma Fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a Verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive.”

“Se meus estudos permitissem, passaria longos dias nas montanhas contemplando naquele ar puro a beleza do Criador.”

“Infelizmente uma por uma das amizades terrenas produzem dores no nosso coração pelo afastamento. Por isso, queria que fizéssemos um pacto indestrutível que não se conhece limites temporais nem fronteiras físicas: a aliança da oração.” (terço)

“Queremos saber de onde viemos e para onde vamos. Espero com a graça de Deus prosseguir o caminho dos ideais católicos, defendendo e propagando esses verdadeiros e únicos valores.”


“Morto: Se por morto entendes o significado comum, então estou ainda vivo, se meus sentidos não me atraiçoam. Mas se entendemos a palavra na sua verdadeira essência, então, lamentavelmente, não só estou morto, como já bastantes vezes ressuscitei, para, aí de mim! – de novo morrer. Quem me dera caminhar pelo caminho reto, mas a cada passo tropeço e caio. Por isso te peço: rezes bastante por mim para que eu chegue – no dia em que a Divina Providência quiser – ao final do fatigoso mas reto caminho”


“Nós costumávamos visitar os leprosos do Hospital de São Lázaro – nos deparamos com um jovem, 20 anos, cuja face estava destroçada pela lepra….temos o dever de colocar nossa saúde a serviços daqueles que não a tem; pois agir de outra forma seria trair o dom de Deus e de Sua bondade.” (T. Vigna, amiga de Piergiorgio)


“Quereria que nós fizéssemos um pacto, com juramentos que não conhecessem limites terrenos nem temporais: A união na oração e um compromisso: Mandar-te-ei uma recordação que deverá sempre unir num vínculo não material: uma coroa feita com sementes do jardim (terço)”


Desta ultima carta, trinta anos depois seu amigo Marco Beltramo recordava: “Ele cultivou no jardim uma planta que encontrou nas montanhas cujas sementes, duríssimas, recolhia e entregava as freiras para que fizessem rosários que ele oferecia aos amigos. Às vezes nós dois riamos com aquelas coroas de grãos grandes e vistosos.E eu dizia que era uma herança da velha madre abadessa. Mas garanto-vos que as levávamos conosco, como levamos ainda hoje, como o presente mais formoso e precioso.”


“Eu não hesitaria em dizer que o segredo da perfeição espiritual de Piergiorgio deve ser encontrado em sua devoção a Maria…Nunca se passou um dia sem que ele estivesse aos pés de sua Mãe celestial com seu terço, sua oração favorita, entrelaçado em seus dedos…” (Marco Beltramo)


“Eu suplico a vocês com toda a força da minha alma que se aproximem da Mesa Eucarística tanto quanto possível” ( Discurso aos jovens católicos de Pollone, 1923)


As Bem-Aventuranças nas cartas e discursos de Pier Giorgio

-Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

“Eu deixei meu coração nas montanhas com a esperança de reencontrá-lo nesse verão, escalando o Monte Branco. Cada dia me enamoro mais e mais pelas montanhas… E se meus

estudos me permitissem, eu passaria dias inteiros sobre os montes para contemplar naquele ar puro, a Grandeza do Senhor”.(à M. Beltramo, 6.VIII.1923)

“A fé que recebi no Batismo me sugere com voz segura: por você mesmo não faria nada, porém, se você tiver Deus como centro de todas as tuas ações, então sim, chegarás até o fim”. (a I. Bonini, 15.I.1925)

-Bem aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra.

“Eu os exorto, ó jovens, com todas as forças da minha alma para que se aproximem o máximo possível da mesa Eucarística, alimentem-se deste Pão dos Anjos e encontrarão a força para combater as lutas internas, contra as paixões e contra toda adversidade”. (do discurso à juventude Católica de Pollone, 1923)

-Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

“Você me pergunta se eu sou feliz. Como não poderia ser, enquanto minha fé me der força…pois o sofrimento é algo bem diferente da tristeza, que é a pior doença de todas. É quase sempre causada pela falta de fé”. (Carta à sua irmã Luciana, 14 de fevereiro de 1925


“Na oração a alma se eleva acima da tristeza da vida.”

“Você me pergunta se estou alegre. E como poderia não estar? Enquanto a fé me der forças, eu estarei sempre alegre! O católico tem que ser alegre: a tristeza deve ser erradicada da alma do católico! A dor é diferente da tristeza, que é a mais detestável de todas as doenças. Esta doença é quase sempre produto do ateísmo; porém, a finalidade para a qual nós fomos criados nos mostra o caminho que, mesmo com muitos espinhos, não é de nenhum modo triste. É um caminho alegre, mesmo através da dor” (à sua irmã Luciana, 14.II.1925)

-Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

“Nós também perdemos o melhor e mais belo dom que Deus deu a todos os homens: liberdade, sem a qual a vida se torna muito difícil”.

“Que grande dádiva é ter saúde como a temos! Por isso nossa saúde deve ser colocada ao serviço daqueles que não a tem. De outra maneira estaríamos traindo esse dom de Deus e Sua benevolência”.


-Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

“Jesus me visita a cada manhã na Comunhão e eu lhe respondo da pobre maneira que posso fazê-lo: visitando os pobres”

“Ao redor dos pobres e dos enfermos eu vejo uma luz particular que nós não temos”.

-Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.

“A verdadeira felicidade, ó jovens, não consiste nos prazeres do mundo e nas coisas terrenas, mas na paz de consciência que só se tem se somos puros de coração e de mente”. (do discurso à Juventude Católica de Pollone, 1923)


“Eu te peço pra rezar um pouco por mim, para que Deus me dê uma vontade férrea, para que eu não desfaleça frente aos seus projetos”. (à Severi, 13.IV.1925)


“O porvir está nas mãos de Deus e de nenhuma outra maneira poderia ser melhor”. (a Marco Beltramo, 3.II.1925)

“Nós – que, por graça de Deus, somos católicos- não devemos gastar os anos mais belos da nossa vida como desgraçadamente fazem tantos jovens infelizes que se preocupam com gozar os bens terrenos e não produzem nada de bom,mas que apenas fazem frutificar a imoralidade da nossa sociedade moderna.Devemos treinar- nos, a fim de estarmos prontos para travar as lutas que, seguramente, teremos de combater pela realização do nosso programa e para, assim darmos á nossa Pátria,num futuro não muito longínquo, dias mais alegres e uma sociedade moralmente sã. Mas para tudo isto, é preciso: a oração contínua para obter de Deus a graça sem a qual as nossas forças são vãs; organização e disciplina para estarmos prontos para a ação no momento oportuno e, finalmente ,o sacrifício das nossas paixões e de nós mesmos,porque sem isso não se pode atingir o objetivo.”

-Bem aventurados os que agem em prol da paz, porque eles serão chamados de filhos de Deus

“Creio que é o único desejo que um verdadeiro amigo pode fazer a um amigo querido é: a paz do Senhor esteja sempre contigo! Pois se você possui a paz todos os dias, você será verdadeiramente rico”. (M. Beltramo, 10.IV.1925)

“Sintamos em nós a íntegra força do nosso amor cristão que nos torna irmãos para além dos confins de todas as nações”. (aos estudantes de Bonn, 1923)

-Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

“Não são aqueles que sofrem violências que devem temer, mas aqueles que as praticam. Quando Deus está convosco, nós não precisamos ter medo.”

“Pobres desgraçados os que não tem fé! Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar uma luta contínua pela verdade não é viver, mas fingir que se vive”. (a I. Bonini, 27.II.1925)“O dia de minha morte será o mais belo da minha vida”.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page